Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

OFICINAS REÚNEM COMUNIDADE E PROMOVEM ANÁLISE PARTICIPATIVA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS Destaque

06/12/2017

Ocorreram na última semana de novembro as últimas Oficinas de Reconhecimento do Território do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Cubatão, Madre e Bacias Contíguas (PRH). As atividades ocorreram nos dias 28 e 30 de novembro, em Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, respectivamente. Na semana anterior, o encontro foi no dia 22, em Massiambu. Com as oficinas, chega ao fim a etapa de Diagnóstico do Território dos planos, desenvolvida ao longo do semestre. Em 2018, com o diagnóstico em mãos, terá início a etapa de Prognóstico de Recursos Hídricos.

O PRH é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com o Comitê Cubatão, com apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo das Oficinas de Reconhecimento do Território era ouvir da população que mora na bacia os aspectos de cada local. Dessa maneira, os dados coletados podem ser cruzados com informações técnicas levantadas ao longo do último semestre pela equipe da universidade. Os participantes também puderam elencar quais pontos eram mais ou menos importantes.

As atividades, coordenadas pela equipe da universidade, utilizaram como metodologia a Análise SWOT, sigla em inglês que significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa metodologia também é chamada de FOFA em Língua Portuguesa. Cada encontro foi dividido em duas partes. Após a apresentação dos participantes, a equipe da UFSC falou sobre os aspectos legais relacionados à água e destacou dados socioeconômicos e geográficos das bacias. Depois de uma pausa para o café, deu-se início à análise participativa.

Destacaram-se como pontos fortes a diversidade de recursos naturais, a diversidade econômica, o potencial turístico da região. Quanto aos pontos fracos, a falta de saneamento básico foi mencionada em todos os encontros como um dos principais fatores.