Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

RAFTING NO DIA DA ÁGUA VAI SUBSIDIAR PLANO DE BACIAS Destaque

22/03/2017

As comemorações ao Dia Mundial da Água ganham espaço nas mídias sociais e veículos de informação com matérias, vídeos e diálogos em redes sociais. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Cubatão acredita nesse potencial de divulgação midiático, mas faz isso em parceria com atividades socioambientais como plantio de mudas, palestras em escolas, e atividades de campo. Ou seria melhor dizer… atividade de água? Na manhã deste dia 22 de março, Dia Mundial da Água, uma equipe com aproximadamente 15 pessoas, que contou diversos segmentos sociais da bacia do Rio Cubatão empreendeu uma atividade que é prática na região, mas ainda pouco explorada por pesquisadores: o Rafting.

Como já anunciado por nossos veículos de informação, o Rafting é desenvolvido por três empresas de Santo Amaro da Imperatriz especializadas no assunto: a Apuama Rafting; a Ativa Rafting; e a TDA Rafting, que cederam este dia para técnicos, observadores e membros do Comitê Cubatão. O desafio é observar, olhar o rio por dentro, rio que tem importância socioambiental e sócio histórica com a região porque além de abastecer mais de 800 mil consumidores, também possui usuários importantes como empresas de abastecimento e tratamento da água, e empresas que retiram esse mineral do solo e o revendem como produto comercial.

Para Sandra Eliane Michel, presidente do Comitê Cubatão, dar voz ao Rio Cubatão num dia tão especial como o Dia Mundial da Água reforça o sentido de um comitê de bacias. “Nós estamos comprometidos com a vida, e o rio nos dá a vida. Do rio nós tiramos tudo, nosso sustento, nosso lazer. A experiência de hoje, em descer o rio, vai se somar ao olhar atento dos pesquisadores para melhorar a qualidade do rio”, salienta Sandra Eliane Michel.

A chamada descida de rio que teve início na localidade de Caldas da Imperatriz e findou na Estação de Água da Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan) também contou com a participação da gerente de meio ambiente da Casan, Patrice Juliana Barzan, e do técnico Carlos Augusto Pedra. Ao todo, foram mais de três horas de atividade de rafting que deve subsidiar os trabalhos do Plano de Bacias do Rio Cubatão.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. O desafio é praticar o Dia Mundial da Água além das práticas, das ações. É preciso que o Dia Mundial da Água também faça sentido nessa prática. E nada como ressignificar o Rio Cubatão olhando-o do interior para o exterior, aprendendo com o rio em cada nuance, das margens à gradiente, da gradiente às matas ciliares e espécies da fauna e flora que compõem um mosaico multiétnico e multicultural da importância de rio como o Cubatão. É apenas com a sociedade que poderemos desenvolver ações de conservação, preservação e recuperação da natureza.

Agradecemos a parceria da Claudia Laurent, da Apuama Rafting; do Julio Faria, da Ativa Rafting; do Eliazar Garbelotto, da TDA Rafting; da Casan; da imprensa local e regional de Santo Amaro da Imperatriz.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.