Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

MAIS RECURSOS PARA A GESTÃO DAS ÁGUAS Destaque

18/01/2017

Investimentos do governo estadual permitem sobrevida aos comitês de bacias hidrográficas em região que reúne mais de 1 milhão de consumidores de água.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista. Com apoio da SDS.

O governo catarinense parece ter despertado para a questão dos recursos hídricos e salvaguarda da água como bem de uso comum de todos. Também, a atuação dos 16 comitês de bacias em Santa Catarina que buscaram maior interação com as populações da bacia foi primordial para um maior estreitamente entre Estado e Comitês. Prova disso é a assinatura, nesta terça-feira, 17/1, do convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para elaboração dos planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios: Cubatão, da Madre, Tijucas, também do Biguaçu e bacias contíguas.

O Comitê Tijucas-Biguaçu contou a presença do presidente Adalto Gomes, que é vice-prefeito do município de Tijucas, do secretário-geral José Leal Silva Junior, vereador por Tijucas, e do técnico Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura. Já o Comitê Cubatão esteve representado pela presidente Sandra Eliane Michel. A comitiva tijucana e a representando do Cubatão acompanharam a assinatura do convênio promovido pela SDS, aproveitando o momento para estreitar laços com o secretário de Estado Carlos Chiodini, que vem incentivando e apoiando ações nos comitês de bacias em sua gestão.

Carlos Chiodini observa que a parceria entre o setor público e instituições de ensino podem garantir aplicações corretas de recursos e experiências compartilhadas na gestão das águas. “O planejamento na gestão das águas define as melhores alternativas de utilização dos recursos hídricos, de modo a produzir os resultados econômicos, sociais e ambientais favoráveis. Estamos planejando o futuro de um dos maiores bens da humanidade”, afirma Chiodini.

Serão aplicados R$ 1.955.358,00 para a elaboração dos estudos. Os recursos disponibilizados pela SDS por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) estão disponíveis para Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) desde o final do ano de 2016.

Planos de bacias

Os planos de bacias definem as diretrizes para o desenvolvimento local e regional, bem como as metas para recuperação, preservação e conservação ambiental. O estudo vai gerar uma base de dados atualizada para a gestão efetiva dos recursos hídricos, garantindo o seu uso doméstico, industrial e comercial, bem como o ecológico.

Em 2016, a SDS repassou R$ 3.580.500,00 para elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos e dos Planos de Bacia dos Rios Camboriú, Itapocu e das Antas, além de R$ 800 mil para os 16 comitês de bacias hidrográficas do Estado.

As bacias do Cubatão e Tijucas-Biguaçu

Somadas as bacias hidrográficas dos Rios Cubatão, da Madre, Tijucas e Biguaçu e suas bacias contíguas possuem a maior densidade demográfica do Estado de Santa Catarina. As principais atividades econômicas são representadas por pequenas e médias indústrias, turismo, produção de hortaliças e pesca. “O rio Cubatão é a reserva técnica do abastecimento de água da Grande Florianópolis. Ter informações precisas sobre ele nos garante um futuro às próximas gerações. Hoje é um dia memorável”, declara a presidente do comitê de bacia hidrográfica do Rio Cubatão, Eliane Michels.

Já o presidente do Comitê Tijucas-Biguaçu, Adalto Gomes, enfatizou que é preciso investir nos comitês de bacias hidrográficas, e que, os rios Tijucas e Biguaçu também são alvo das intenções do governo para abastecimento da grande Florianópolis, Vale do Tijucas e Costa Esmeralda. “É preciso investir nos comitês, estudar a potencialidade de nossos rios para garantir água de qualidade e quantidade para população das bacias.”, completou Adalto Gomes.

A bacia hidrográfica dos rios Tijucas e Biguaçu abrange os municípios: Angelina, Antonio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Itapema, Major Gercino, Nova Trento, Porto Belo, São João Batista, Ranchos Queimado e Tijucas. Já a bacia do Rio Cubatão, da Madre e contíguas, compreende Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, São José, Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba. As bacias juntas somam mais de um milhão de pessoas que são consumidores de água.