Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

CAPACITAR PARA MULTIPLICAR Destaque

27/10/2016

Palestras de alto nível marcam curso que promove troca de experiências no âmbito da Bacia do Rio Cubatão. Mais de 20 pessoas presenciam os cuidados com a água em 4 municípios da Bacia Hidrográfica.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista. Com apoio da equipe técnica.

Quem capacita habilita. Quem capacita também é capacitado. Capacitação é verbo que é manifesto, manifestado. Para que não seja apenas particípio passado, é preciso que aquele que capacite também se faça compreender. Capacitar é uma força como movimento. Algo que afeta o presente, que ressignifica o passado. Dá margem ao futuro. Quem passou pela 2º Capacitação do Comitê Cubatão, na manhã e tarde desta quarta-feira, 26/10, presenciou momentos de uma capacitação-seminário. O Auditório da Câmara de Vereadores de São Pedro de Alcântara contou com um seleto público, com experiências e formações diversas, multiplicando aprendizado, conhecimento e fomentando a prática socioambiental.

Curso de alto nível
O conteúdo do curso de capacitação foi amplamente difundido entre a população da Bacia. O curso debateu: a Lei das Águas – Lei Nº 9.433/1997; a Estrutura organizacional do Comitê Cubatão; a Atuação do Comitê Cubatão; as Atribuições dos Comitês de Bacia Hidrográfica; e o Cadastro de Usuários de Água.

Os debates de alto nível verificaram três palestras: A Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, ministrada por Filipe Viezzer da Silva, mestrando da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); O Abastecimento Público de Água, apresentada por Euclides Ademir Spíndola, professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Os Efeitos dos agrotóxicos na água e saúde humana, ministrada por Pablo Moritz, médico do Centro de Informações Toxicológicas (CIT SC).

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Comitê Cubatão, a empresária Sandra Eliane Michel. Trabalhos estes compartilhados com a equipe técnica presente: Alessandra dos Anjos, administrativo; Aline Tomazi, bióloga; Caroline Proença, administrativo; Letícia Scooz, engenheira sanitarista ambiental; Rafael Pasin, biólogo; Tiago Martins, engenheiro de aquicultura; e William Wollinger Brenuvida, jornalista.
De acordo com Sandra Michel, presidente do Comitê Cubatão, a capacitação é um momento para integrar e multiplicar conhecimentos sobre os cuidados com a água. “O Comitê Cubatão é uma entidade que preserva a água, e que está atenta à Lei Estadual e Nacional dos Recursos Hídricos. Este é um espaço para todos”, ressalta Sandra Michel.

O mestrando Filipe Viezzer da Silva, palestrante na 2ª capacitação do Comitê Cubatão, salienta que atividades assim devam ser cada vez mais incentivadas. “Quando temos a oportunidade de conversar com a população da Bacia sobre a importância da água, o ganho é de toda sociedade. Estou muito contente pelo convite e pelos debates realizados,” fala Filipe Viezzer da Silva.

O Comitê Cubatão se reúne todas as segundas-feiras para avaliar as ações implementadas no âmbito da Bacia. O 2º curso de capacitação presenciado por mais de 20 participantes, ainda contou com o início das gravações do vídeo institucional do Comitê Cubatão. O Comitê Cubatão é representado por quatro municípios: Águas Mornas, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara.