Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

COMITÊ CUBATÃO: COMPROMISSOS ASSUMIDOS Destaque

26/07/2016

A reunião de trabalho do Comitê Cubatão ocorrida nesta segunda-feira, 25/5, na sede do Comitê, em Santo Amaro da Imperatriz-SC teve como pauta: a apresentação de técnica na área ambiental; o agendamento de reuniões com municípios parceiros; as ações para o dia da árvore; e os materiais de divulgação do comitê: vídeo institucional; maratona fotográfica; e camisetas.

A engenheira ambiental Letícia Scoz, formada engenheira ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc/CAV passa a fazer parte da equipe técnica do Comitê Cubatão, somando esforços com outros técnicos: os biólogos Aline Tomazi e Rafael Pasin; o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins; o jornalista William Wollinger Brenuvida; e a assistente administrativa Caroline Proença. Também participaram da reunião a senhora Sandra Michel, presidente; e a assistente administrativa da Associação Caminho das Águas (CAT) Alessandra dos Anjos.

Estão agendadas para a primeira semana de agosto reuniões com membros do Comitê Cubatão no Município de São Pedro de Alcântara. É um passo decisivo para redefinição de parceiros nas ações do Comitê na região. Uma dessas ações é o Dia da Árvore que vai contar com a parceria da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz, disponibilizando área verde para o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e espécies que possibilitem a recuperação da fauna e flora do Rio Cubatão e afluentes.

Fortalecimento do nome do comitê

Além da criação da fanpage do Comitê Cubatão na rede social Facebook, os releases das ações do comitê são divulgados na página oficial da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS). O incremento na divulgação também virá a partir da confecção de uma camiseta expondo a logo do comitê e frases vencedoras do concurso de poesia promovido pelo comitê. A divulgação em rádio local vai permitir que as ações do comitê cheguem com mais facilidade à população da bacia hidrográfica. Na oportunidade, os membros do comitê devem apresentar as regras da Maratona Fotográfica. Outro evento, é a confecção de um vídeo institucional que deve ser apresentado em novembro, no Seminário sobre o Rio Cubatão.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC)