Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo

Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas

SDS promove 26ª Reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

30/05/2011
Aconteceu a 26ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, nesta terça-feira (31), no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
Nesta terça-feira (31), no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), aconteceu a 26ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Na ocasião tomaram posse os novos conselheiros e o secretário-executivo, Francisco Yokoyama. A reunião foi presidida pelo representante do conselho, José Vicente Miranda.
Durante o evento foi exibida, para análise, a resolução sobre o plano diretor de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Itajaí, pela professora Beate Frank. O trabalho mostrou um diagnóstico sobre a qualidade da água, matriz de conflitos e visão de futuro para uma bacia estruturada e o uso ordenado, além de um projeto integrado de prevenção de desastres.
Em seguida, a coordenadora-técnica do Projeto Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Reginete Panceri, expôs um estudo preparatório para o projeto de medidas de prevenção e mitigação de desastres causados por enchente e sedimentos. A proposta é de gestão integrada da bacia para controle de cheias e sistema de monitoramento e alertas. O trabalho foi dividido em ações para os próximos 5, 10, 25 e 50 anos. “Estamos fazendo uma análise para segurança que inclui a sugestão de barragens de contenção e um canal extravasor”, explica. Ainda sobre a bacia do rio Itajaí, a bióloga Fabiana de Carvalho Rosa fez uma breve exposição sobre o plano diretor de prevenção de desastres naturais, fruto da cooperação entre Governo de Santa Catarina e Jica.
A diretoria de Recursos Hídricos da SDS relacionou as atividades realizadas em 2010 pelos comitês dos rios Camboriú, Canoas, Itajaí, Jacutinga, Cubatão-Sul, Tubarão, do Peixe, Urussanga e Tijucas. “Mobilização social, encontros, seminários, assembleias gerais e outros trabalhos que ajudam na gestão dos recursos hídricos”, relata o gerente Rui Batista Antunes.
Finalizando a conferência, os técnicos Guilherme Miranda e Thobias Furlanetti fizeram uma exposição sobre o andamento do Programa SC Rural/Microbacias 3 e o situação do levantamento aerofotogramétrico de Santa Catarina, respectivamente. Para o diretor de Recursos Hídricos, Edson Pereira Lima, os encontros do conselho são de extrema importância para as atividades da SDS. “Teremos mais duas reuniões até final do ano, possivelmente em agosto e novembro”, conclui.