Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Comitê Chapecó e Irani comemora 11 anos de criação Destaque

08/09/2021

O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas, comemora no dia de hoje, 08 de setembro de 2021, 11 anos de criação (Decreto Estadual nº 3.498).

Criado para atuar na Região Hidrográfica 02 do Estado de Santa Catarina, compreendendo as Bacias do Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas, atuando em mais de 11.000 km, abrangendo total ou parcialmente 60 municípios, o Comitê vem a cada ano se consolidando como agente para a gestão integrada, descentralizada e participativa de recursos hídricos.

Atualmente o Comitê conta com 40 organizações-membro, as quais foram escolhidas democraticamente em assembleias setoriais púbicas realizadas para compor a gestão 2020-2024 e que representam os segmentos da sociedade civil organizada, Usuários de Água e Órgãos Públicos Estaduais e Federais.

O Comitê é composto por uma diretoria, sendo: Presidente - Clenoir Antonio Soares, representante da OCESC; Vice-Presidente – Adir Faccio, representante da ARIS, e Manuela Gazzoni dos Passos – representante da UNOESC. Além disso, atualmente existem três Câmaras Técnicas para tratar de assunto distintos e de importância para a gestão de recursos hídricos, respectivamente: Câmara Técnica Pró-comitê do Rio Uruguai, de Gestão de Crise Hídrica na RH2, e de Assuntos relacionados ao Setor Hidrelétrico.

Desde 2019 o Comitê Chapecó e Irani (além dos Comitês Antas e Afluentes do Peperi-Guaçu, Jacutinga e Peixe), contam com o assessoramento da equipe da Entidade Executiva – ECOPEF, para apoio técnico e administrativo ao colegiado.

Para o ano de 2021 o Comitê ainda prevê importantes ações, como entrega de materiais alusivo a marca do CBH provenientes de projeto de captação de recursos aprovado, realização de curso de capacitação aos membros, e Assembleia Geral Ordinária.

Clenoir Antonio Soares, Presidente do Comitê destaca que “Como membro participante desde a criação deste comitê, tenho observado que a cada ano conseguimos avançar em alguma ação, talvez ainda longe do que todos nós membros do CBH Chapecó e Irani esperamos, mas com muita expectativa de continuidade dos trabalhos da ECOPEF que é nosso braço de execução das atividades. Também temos uma necessidade já levantada em muitos momentos por vários membros deste comitê da atualização do plano de bacia do rio Chapecó e a elaboração do plano do Rio Irani, pois este é um instrumento fundamental para a gestão de recursos hídricos na bacia, e de auxílios as ações dos CBH.  Mas temos certeza que mesmo o nosso comitê sendo muito novo de criação muitas discussões, proposições e ações foram realizadas nestas bacias hidrográficas, como a proteção a nascentes e áreas de APP, finalizo parabenizando todas estas empresas e entidades que fazem esse belíssimo trabalho”.

Conheça as 40 Organizações-membro que compõe o CBH Chapecó e Irani:

Fonte: Entidade Executiva ECOPEF.