Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Curso de Capacitação “Comitê de Bacia: o que é e o que faz” É realizado aos membros do Comitê Chapecó e Irani Destaque

19/04/2021

Foi realizado nesta quinta-feira, dia 15, o curso online com o tema: "Comitê de Bacia: O que é e o que faz". Foi mais um momento oportuno para conhecer como funcionam os comitês e quais as suas atribuições. Os quatro técnicos da entidade executiva Ecopef que atuam nos comitês de bacias do Oeste transmitiram importantes informações sobre a temática proposta, relatando experiências vivenciadas em cada comitê e socializando as práticas desenvolvidas. O objetivo foi capacitar todos os membros do Comitê Chapecó e Irani e demais interessados pelo tema, principalmente os novos membros que assumiram em junho de 2020. Também foi um momento para a equalização de informações e conhecimentos entre os participantes. Este curso estava inserido no plano de capacitação do Comitê Chapecó e Irani

Os principais temas tratados foram: as Leis das Águas, Histórico, criação e composição dos Comitês de Bacias Hidrográficas, atribuições dos Comitês e também os desafios dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Os palestrantes da entidade executiva Ecopef foram: a engenheira sanitarista e ambiental, Laís Bruna Verona – Assessora Técnica do Comitê Peixe, a engenheira agrônoma, Alessandra Kieling - Assessora Técnica do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, O engenheiro sanitarista e ambiental, André Leão - Assessor Técnico do Comitê Chapecó e Irani e o engenheiro e ambiental, Rafael Leão – Assessor Técnico do Comitê Jacutinga. Cada um fez uma abordagem clara e objetiva sobre a atuação dos comitês no Oeste de Santa Catarina. Nesta oportunidade também houve a participação do Sr. Ricardo Marcelo de Menezes, Presidente do Fórum Catarinense dos Comitês de Bacia. Também houve uma participação e explanação do presidente do Comitê Chapecó e Irani, Clenoir Antonio Soares, representante da OCESC, onde o mesmo explanou sobre os desafios do ponto de vista da diretoria do Comitê.

O público alvo foram: representantes das organizações-membro do Comitê Chapecó e Irani e demais interessados. O evento contribuiu para explicitar o papel dos comitês e a importância das ações em defesa da preservação dos recursos hídricos. Os comitês têm um papel estratégico de promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos, decidir os conflitos relacionados ao uso da água e propor os critérios de outorga.