Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Estiagem: Comitê Chapeco Irani quer conhecer a realidade vivida pelo produtores Destaque

16/03/2021

A Câmara Técnica Permanente de Crise Hídrica do Comitê de Bacias dos rios Chapecó, Irani e contíguos discutiu a possibilidade de ampliar o levantamento feito sobre o puxe de água junto as prefeituras e Defesa Civil no período das estiagens de 2019 e 2020. Há necessidade de conhecer a realidade vivida pelos agricultores em suas propriedades no que tange os usos de água com qualidade para o desenvolvimento das atividades das mesmas. Partindo disso, a temática foi compartilhada com o presidente e a gestão do comitê da RH2, que acataram a demanda. Então, elaborou-se um questionário para ser aplicado aos produtores rurais pertencentes a RH2 pelos técnicos das cooperativas integradoras existentes nesses municípios. O questionário, que será aplicado no segundo trimestre de 2021, é focado no levantamento de informações sobre as demandas e disponibilidade de água, tratamento das águas e armazenamento de água nas propriedades rurais localizadas na RH2.

O objetivo está centrado em conhecer a realidade vivida pelos agricultores em suas atividades produtivas que necessitam de água. A partir dos resultados, a intenção é propor, sugerir e dar suporte ao Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para o desenvolvimento de projetos e ações concretas que visam a gestão integrada de recursos hídricos nas propriedades rurais, principalmente em períodos de estiagens que ocorrem frequentemente no Oeste catarinense, provocando grandes perdas econômicas e prejuízos ambientais. A previsão de encerramento da aplicação do questionário é até o final junho/2021.

A ideia foi compartilhada com as equipes da Ecopef que fazem a gestão dos outros comitês do Oeste catarinense para que o questionário seja replicado nesses também. A RH2 será uma espécie de piloto no que diz respeito a esse tipo de levantamento. As informações foram repassadas pela coordenadora do Grupo Técnico de Crise Hídrica Permanente do Comitê da RH2, Janete Facco e o convidado da câmara técnica, representante da Cooper Auri Verde, Arceli Nicolodi.