Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Primeira reunião da nova diretoria do Comitê Chapecó e Irani Destaque

21/07/2020

A nova diretoria do Comitê Chapecó e Irani realizou na quinta-feira, 16 de julho de 2020, a primeira reunião desde a tomada de posse no final do mês passado, com importantes decisões para a continuidade das atividades. Um dos destaques foi a discussão sobre temas envolvendo a composição e formalização das Câmaras Técnicas Permanentes, Gestão de Crise Hídrica na Bacia do Chapecó e Irani e Pró Comitê Rio Uruguai. Nesse sentido, ficou decidido que a primeira reunião da Câmara Técnica Permanente em situações de crise hídrica será realizada em encontro agendado para a data de 22 de julho, através de videoconferência na plataforma google meet. “É uma decisão importante que tomamos diante de um tema de grande relevância”, analisou Clenoir Soares, presidente do Comitê.

Durante a reunião, os membros da Comissão Consultiva analisaram também algumas propostas acerca da realização do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2020. Durante este Fórum, segundo Vilmar Comassetto, coordenador da Ecopef, entidade que presta assessoria técnica aos comitês, em parceira com o Fórum, a Ecopef realizará um painel sobre a temática Agência de Água / Entidade Delegatária / Entidade Executiva.

Depois disso, foi apresentada a programação prevista no plano Ano II (2020) e agenda de reuniões da diretoria e Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) para o Comitê. Até o final do ano, devem acontecer ainda o curso Agência de Bacias Entidade Delegatária e Entidade Executivas que serão discutidas no Fórum Catarinense de Comitês; a saída de campo à nascente do rio Chapecó até sua foz no rio Uruguai e visita técnica dos Comitês do Oeste de SC, Comitês federais e estaduais em outubro de 2020 em São Paulo e Rio de Janeiro.

Na reunião ainda foram feitas avaliações sobre os cursos de capacitação (Outorga, PSA e Cisternas) já realizados neste ano que tiveram participação expressiva de público durante todos os momentos.

Por último, a diretoria da entidade anunciou que o Fórum Nacional de Comitês de Bacia, órgão máximo de debates do setor, teve a programação de 2020 cancelada e a nova data de realização será aprovada em reunião agendada para 28 de julho de 2020.

A eleição da nova diretoria do Comitê Rio Chapecó-Irani aconteceu no dia 24 de junho, quando a chapa liderada pelo engenheiro agrônomo Clenoir Antonio Soares, representante da OCESC, foi escolhida pela ampla maioria dos membros para ficar à frente da entidade até 2022.