Rio Canoinhas

Encontro Anual do Planorte Água e Solo: confira a programação completa Destaque

30/11/2021

O Programa Uso Racional de Água e Solo do Planalto Norte Catarinense (Planorte Água e Solo) vai realizar o seu encontro presencial de 2021, no dia 08 de dezembro, a partir da 9h, na sede da Amplanorte, no município de Mafra. O evento reúne temáticas relevantes para a região, como a conservação do solo, sustentabilidade e gestão de recursos hídricos.

Na programação, o Planorte aborda os 30 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e um painel de discussão sobre “Água e Solo no contexto da Sustentabilidade e do Desenvolvimento”, com a participação da Coordenadora Estadual do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, Juliane Garcia Knapik Justen e do Diretor Técnico da OCESC, José Almery Padilha.

Também farão parte do painel o Vice-presidente regional Planalto Norte da FACISC, Antônio Carlos Tiburske, o Diretor da Moinho Catarinense S/A e FIESC, Egon Werner e a Gerente de Gestão de Processos Ambientais Mariane Murakami. O momento também conta com moderação do Gerente Regional da Epagri de Canoinhas, Daniel Uba.

Posteriormente, o Planorte abre espaço para a posse dos Articuladores Municipais, os quais atuarão como porta-vozes do programa nos catorze municípios que compõem o Planorte. “Eles realizarão a articulação com as entidades e empresas dentro de cada um dos municípios. Seria, então, um elo de ligação do núcleo gestor do programa com as entidades e cidades”, indica o membro do Núcleo Gestor Donato João Noernberg.

Depois disso, o evento aborda os relatos de experiência dos eixos temáticos do programa e a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro. O Grupo de Acompanhamento (GAP) do Plano de Recursos Hídricos do Comitê também se reunirá, pela primeira vez, desde a liberação dos recursos para o desenvolvimento do documento.

Durante o Planorte, estará no local o “Museu de Solos”, desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Canoinhas, o qual mostra os principais tipos de solos encontrados na região do Planalto Norte.

Programação completa

9h - Abertura

9h30 - 30 Anos da Epagri

10h - Palestra: “Água e Solo no contexto da Sustentabilidade e do Desenvolvimento”

• Juliane Garcia Knapik Justen - EPAGRI
  • José Almery Padilha - OCESC
  • Egon Werner - FIESC
  • Antônio Carlos Tiburske – FACISC
  • Mariane Murakami - IMA

Moderador: Daniel Uba - Gerente Regional da Epagri - Canoinhas

11h40 - Posse dos Articuladores Municipais;

12h - Intervalo para almoço;

13h15 - Experiências Eixos Temáticos do Planorte Água e Solo;

14h30 - Debates e encaminhamentos;

14h45 - Intervalo para café;

15h - AGO Comitê Canoinhas e Afl. do Rio Negro.

16h - Reunião do Grupo de Acompanhamento (GAP) do Plano de Recursos Hídricos do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.

• Exposição “Museu de Solos” – IFSC Canoinhas.

Conheça o Planorte

Criado em 2012, o programa é referência no estado em conservação dos recursos ambientais e desde sua criação envolveu representantes de mais de cinquenta entidades. Entre os avanços conquistados está a ampliação da área de abrangência Comitê Canoinhas e a participação no Projeto Água Verde.

Em 2020, o Planorte atualizou os eixos temáticos, os quais norteiam as atividades do programa. Atualmente, cinco eixos compõem a ação: Governança; Comunicação/Educação para Sustentabilidade; Riscos Passivos e Recuperação Ambiental; Manejo Conservacionista do Solo e Planejamento dos Recursos Hídricos.

O Planorte é um programa regional que tem o objetivo de trabalhar as questões de conservação e uso adequado da água e do solo. “A grande intenção é ser um programa que desperte para a conscientização das pessoas e entidades para a necessidade de trabalharmos adequadamente esses dois fatores importantíssimos: o solo e a água”, explica Noernberg.

Para participar, basta se inscrever no link: https://forms.gle/t3BsVwru2Ggxhxcc9. Lembramos que as vagas são limitadas a 80 participantes. A Amplanorte fica na Rua Profª. Maria Espírito Santo, 400. Centro, Mafra/SC. CEP: 89300-000. Reforçamos a necessidade do uso de máscara durante todo o evento.

<a href="https://www.freepik.com/vectors/background">Background vector created by pikisuperstar - www.freepik.com</a>