Rio Canoinhas

Organizações-membro: conheça os membros do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro Destaque

15/02/2021

Para fazer o gerenciamento de recursos hídricos de uma bacia, o Comitê disponibiliza espaço para segmentos de diversas esferas da sociedade. Dessa forma, usuários diretos de recursos hídricos, representantes dos poderes públicos e organizações civis deliberam acerca dos usos da água, democratizando a gestão do recurso.

Na prática, uma empresa de papel, que necessita da água para funcionar, pode participar do colegiado e decidir – em conjunto com outros membros – acerca da utilização do recurso. Tal empresa se encaixa no segmento de usuário de água. Um órgão estadual ou federal, que realiza estudos e ações voltadas ao cenário agropecuário, por exemplo, também tem espaço nas discussões, configurando-se no segmento de representante de poder público. Por fim, representando organizações civis, estão Universidades e associações empresariais, por exemplo.

Segundo o parágrafo nº 1, do Artigo 39, da Lei das Águas, o número de representantes de cada setor é estabelecido no regimento de cada Comitê, limitada a representação dos poderes executivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios à metade do total de membros. No caso do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, trinta e cinco vagas estão disponíveis às entidades da região.

De acordo com a Presidente do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Mariane Murakami, a variedade de participantes no grupo auxilia na diversidade de pontos de vistas e diferentes soluções para o mesmo problema. “Além da troca de conhecimento e informações, levando em conta com o que cada um, na sua área de atuação, pode contribuir na solução dos problemas, principalmente os relacionados aos recursos hídricos. O Comitê possui membros de diversos setores e áreas de conhecimento para um só objetivo: a utilização sustentável dos recursos hídricos”.

Os membros que participam do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro são:

• Representantes do Poder Público:

- Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC)

- Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE)

- Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD)

-  3º Companhia do 2ª Batalhão de Polícia Militar (PMA)

- Instituto do Meio Ambiente (IMA)

- 9º Batalhão de Bombeiro Militar (BBPM)

- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)

• Representantes de organizações civis:

- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)

- Associação dos Sindicatos do Trabalhadores Rurais da Região da Erva Mate (ASTRAMATE)

- Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE)

- Associação do Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE)

- Fundação Universidade do Contestado

- Prefeitura Municipal de Itaiópolis

- Prefeitura Municipal de Canoinhas

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Canoinhas (IFSC)

- Prefeitura Municipal de Rio Negrinho

- Consórcio Intermunicipal Quiriri

- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

- Associação de Proteção da Bacia do Rio São João e Bacia do Rio Papanduva (PRORIOS)

- Prefeitura Municipal de Mafra

- Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC)

• Representantes de usuários de água:

- Cia Volta Grande de Papel (CVG)

- Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Bento do Sul (SAMAE)

- Cooperativa Agroindustrial Alfa (COOPERALFA)

- Cia Canoinhas de Papel

- Sindicato da Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tornoarias, Madeiras Compensadas, Aglomerados e Chapas de Fibra de Madeiras de Canoinhas, Major Vieira e Três Barras (SINDIMADEIRA)

- Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN)

- Sindicato da Indústria da Carne e Derivados (SINDICARNE)

- Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (COPÉRDIA)

- Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico Rio Negrinho (SAMAE)

- Mili SA

- Energia Madeiras Industrial e Comercial Ltda.

- Fricasa Alimentos

- Sindicato da Industria de Papel e Celulose de Santa Catarina (SINPESC)

- Associação Catarinenses de Empresas Florestais (ACR)