Rio Canoinhas

Ações e comunicados do Comitê Canoinhas durante o mês de novembro Destaque

01/12/2020

Reuniões e visitas referentes ao Projeto Água Verde

Em 12 de novembro foi realizada uma reunião presencial - tomando os devidos cuidados -  sobre o Projeto de Revitalização dos Rios Barra Grande/Água Verde. Participaram do evento representantes das entidades que elaboram o Projeto: IMA, Epagri, Policia Ambiental, Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, SEK Geologia e Engenharia, Casan e Equipe Técnica da APASC. Além disso, estiveram presentes a Gerente de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos da Casan, Patrice Juliana Bazan e o Coordenador Geral da Epagri/Ciram, Guilherme Xavier de Miranda Junior.

O encontro iniciou no Centro de Treinamento da Epagri de Canoinhas, com apresentação da proposta do projeto e realização do planejamento das ações a curto prazo. Em seguida, foi realizada uma visita na Estação de Tratamento de água da CASAN Canoinhas. No período da tarde, os participantes conheceram a Estação de Tratamento de esgoto da organização.

Posteriormente, o ponto inicial da proposta de realização da revitalização do rio Barra Grande foi visitado pelos presentes. A intenção foi mostrar a realidade dos dois afluentes e quais ações podem ser realizadas para a revitalização dos corpos d’água.

Um até logo a um parceiro do Comitê

O Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro se despede do Tenente Darlan Modolon, do Corpo de Bombeiros da Região de Canoinhas. O Tenente representou a corporação durante as ações do Comitê, tendo grande participação na Câmara Técnica do Plano de Ação Ambiental Integrada, o qual visa a disponibilização de recursos para enfrentamento e prevenção de acidentes com produtos perigosos na região.

Ele será transferido para o município de Tubarão, no sul do estado.

Ao Tenente, o Comitê deseja boa sorte na nova empreitada e agradece a participação e parceria na luta pela preservação dos recursos hídricos da Região.

CT de Estiagem realiza nova reunião

Em 22 de novembro o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro realizou uma nova reunião da Câmara Técnica de Estiagem e Conflitos. Clóvis Correa, da Epagri/Ciram, trouxe informações sobre os acumulados de chuva no estado, os níveis de déficit hídrico e a previsão para os próximos dias. Na ocasião, membros do Comitê que representam Epagri e Defesa Civil abordaram sobre a falta de chuva e impacto na região do Planalto Norte.

Segundo a Epagri/Ciram, com a chegada do verão (21/12) a previsão é de níveis pluviométricos maiores em Santa Catarina. Ou seja, os níveis ficarão na média, durante o mês de dezembro, e acima da média, nos meses de janeiro e fevereiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.