Rio Canoinhas

Planorte Água e Solo lança novo banner e define eixos temáticos Destaque

08/10/2020

O Programa Uso Racional de Água e Solo do Planalto Norte Catarinense (Planorte Água e Solo) lançou um novo banner, no Encontro Anual do Programa, em 06 de outubro. O lançamento aconteceu durante a primeira Live dos Comitês de bacias hidrográficas do Planalto de Santa Catarina, a qual teve como intenção discutir a disponibilidade hídrica, a partir de diversas frentes.

Com o novo banner, o projeto redefine seus eixos estratégicos, agora estabelecidos como: Eixo da Governança; do Planejamento dos Recursos Hídricos; do Manejo Conservacionista do Solo; dos Riscos, Passivos e Recuperação Ambiental e da Comunicação/Educação para a Sustentabilidade. “O lançamento reforça a estrutura visual do programa e valoriza os eixos temáticos trabalhados atualmente, pois houve alteração dos mesmos. Também é uma forma de mostrar a importância e o novo momento de retomada dos trabalhos do Planorte Água e Solo”, destaca o Coordenador do programa, Donato João Noernberg.

O programa foi criado em 2012, após debates envolvendo representantes de mais de cinquentas entidades ligadas à água e solo. Por isso, o projeto objetiva cuidar de tais recursos na região do Planalto Norte de Santa Catarina, sendo referência no estado quanto a conservação dos mesmos, de forma integrada. Entretanto, no primeiro semestre de 2020, as atividades foram afetadas pela pandemia da Covid-19, impactando o trabalho e planejamento do grupo, assim como a região.

Entre os avanços conquistados pelo programa está a ampliação da área do Comitê Canoinhas, abrangendo outros municípios da região. Além disso, o Planorte faz parte da realização do Projeto Água Verde, o qual visa perenizar a água dos rios Água Verde e Barra Grande, e regularizar ambientalmente as propriedades rurais entorno dos afluentes.

O lançamento do banner pode ser conferido na integra, durante a Live no Facebook do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro (https://www.facebook.com/100011394083548/videos/1428229364233519/)

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.