Rio Canoinhas

Câmara Técnica de Estiagem e Conflitos: definida nova reunião em AGE do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro Destaque

25/09/2020

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, feita por videoconferência na última quinta-feira (24/09), definiu nova reunião da Câmara Técnica (CT) de Estiagem e Conflitos para o dia 22 de outubro. O próximo encontro tem como intenção a escolha de um Coordenador e definição de normas de funcionamento, assim como de uma agenda proativa, atenta à questão de estiagem na região do Planalto Norte.

A proposição foi feita pelo Secretário Executivo do Comitê, Donato João Noernberg, representante da Epagri no colegiado. A intenção da retomada da CT – iniciada no começo do ano, após a estiagem enfrentada por Santa Catarina – ocorre devido a possibilidade de uma situação semelhante, segundo observações do Ciram. Elas indicam a presença do fenômeno La Niña, onde o déficit de chuvas se acentua. “O Ciram tem alertado para essa condição de precipitações abaixo da média histórica, durante a primavera, com a La Niña. A partir disso, tende-se a agravar a situação da estiagem novamente, pois o novo período já começaria com os níveis dos rios, lençol freático e balanço hídrico prejudicados pela seca anterior”, ressalta Donato.

A partir do possível cenário, o Secretário acredita ser necessária a determinação das regras de funcionamento da CT, para arbitrar em questões de conflito e garantir um menor impacto do fenômeno no setor agropecuário e no abastecimento de água da região. “Queremos ter a condição de antecipar possíveis cenários e não deixar chegar em situação de emergência. Caso a estiagem seja acentuada, existem coisas além do nosso alcance, mas muito pode ser encaminhado antes e ser feito com mais tempo e calma”. Dessa forma, com a reunião do dia 22, a intenção é manter o Comitê e Câmara Técnica ativa e pronta, caso seja necessário.

Projetos do Comitê

Além da Câmara Técnica, a AGE também abordou sobre os programas desenvolvidos pelo colegiado. Entre eles, o Projeto Água Verde entra na fase final de vistoria das nascentes dos Rios Água Verde e Barra Grande. As ações integram o Projeto de Revitalização dos afluentes, e visa fornecer água duradoura para a comunidade do Salto da Água Verde, no interior do município de Canoinhas. A reunião também discutiu o andamento do Plano de Ação Ambiental Integrada (PAAI), projeto que estrutura um plano de primeira resposta para atendimento de acidentes com produtos perigosos (PP).

Por fim, também foi destaque a Live "Crise hídrica - Recursos hídricos em diversos cenários", prevista para acontecer em 06 de outubro. Os Comitês Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Timbó e Canoas-Pelotas promovem uma discussão sobre disponibilidade hídrica, a partir de diversas frentes, como agricultura, florestas Plantadas e nativas. O Secretário Executivo do Comitê participará do evento, juntamente com os engenheiros florestais Mauro Murara e Leandro da Rosa Casanova, o biólogo Marcos Rodrigo de Marco e o engenheiro mecânico Inácio Faerber, vice-presidente do Comitê Timbó.

Na mesma Live, o Programa Uso Racional de Água e Solo do Planalto Norte Catarinense (Planorte Água e Solo) lançará um novo banner, destacando as frentes de atuação do programa. O Planorte visa a promoção de ações que contribuem para o uso racional da água e do solo, na região do Planalto Norte.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.