Rio Canoinhas

PLANO DE AÇÃO AMBIENTAL É O PRINCIPAL TEMA DE REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DO COMITÊ CANOINHAS E AFLUENTES DO RIO NEGRO Destaque

23/09/2020

A Câmara Técnica do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro se reuniu na última segunda-feira (21/09), para a apresentação do “Plano de Ação Ambiental Integrada (PAAI), do Planalto Norte Catarinense para Prevenção e Atendimentos Emergenciais de Acidentes com Produtos Perigosos”. O projeto estrutura uma fórmula de ação ambiental de primeira resposta especializada, para atendimento de acidentes que envolvem produtos perigosos (PP). A intenção é minimizar impactos ao meio ambiente e melhorar o atendimento no resgate às vítimas de tais ocorrências.

Na ocasião, a Presidente do Comitê, Mariane Murakami, observou alguns dos objetivos da ação, que seria pioneira no estado. Entre eles, está a mobilização de recursos financeiros, assim como a criação de uma Central Especializada de Atendimentos e Emergências.  Além disso, o programa irá fornecer à Defesa Civil, IMA e Corpo de Bombeiros da região, equipamentos específicos para ocorrências com Produtos Perigosos. “Esses equipamentos são importantes porque o PP, seja ele de origem química, biológica ou radiológica, oferece risco à vida, saúde e ao meio ambiente. Além disso, alguns desses produtos não podem ser inalados, ou entrar em contato com a pele. Por isso esses equipamentos de proteção individual são importantes”, destaca o Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de SC - Planalto Norte, Atila Medeiros Sarte.

A ideia da elaboração partiu de questionamentos do Corpo de Bombeiros sobre a conversão da multa ambiental referente ao acidente na região de Monte Castelo, em 25 de junho. No incidente, uma carreta tombou e contaminou corpos d´água da região com biodiesel. Para o projeto ser posto em prática, a intenção é utilizar o valor dessa multa para aquisição dos materiais necessários, caso ocorrências semelhantes aconteçam.

Segundo o Sargento Bombeiro Militar, Clodoaldo Ribas dos Santos, o atendimento atualmente é demorado e a integração acontece após certo tempo. “A resposta é muito tardia, haja vista que o transportador entra em contato com empresas prestadores de serviço, e a distância faz com que o atendimento seja prejudicado”, destaca Santos, também Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, da Regional de Canoinhas.

O Plano de Ação Ambiental será apresentado para a diretoria do IMA no próximo dia 1 de outubro. O órgão é responsável por autuar em casos de crime ambiental e decidir a aplicação do dinheiro da multa. “Antes de apresentar, ainda precisamos de mais informações de entidades parceiras do projeto, como orçamentos para equipamentos e cursos necessários para a operacionalização das ações”, destaca a Presidente.

Ainda de acordo com Mariane, o Plano agrega ao ser uma ferramenta para evitar uma maior contaminação dos rios, em casos como o de 25 de junho. Muitas vezes, os Produtos Perigosos entram em contato com corpos d´água e afetam a fauna e flora da região. Se o projeto for contemplado, implicações maiores podem ser evitadas. “Se houver uma contenção desse produto perigoso já no acidente, certamente esses impactos serão menores”, ressalta a Presidente.

Além da apresentação do projeto, a reunião contou com a fala do Coronel da Policia Militar de Santa Catarina, Renato José Silva, parte da Gerência de Produtos Perigosos (GEPPE), da Defesa Civil do estado. O Coronel expôs a experiência da entidade com materiais que podem ter implicações negativas ao meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.