Rio Canoinhas

GRUPO DE ACOMPANHAMENTO DE RISCOS DO PLANALTO NORTE DISCUTE SOBRE ESTIAGEM Destaque

19/04/2020

Na última sexta feira (17) o Grupo de Acompanhamento de Riscos do Planalto Norte Catarinense - Grupo Integrado de Resposta de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil da Regional de Canoinhas, realizou uma reunião por videoconferência para tratar da situação da estiagem que assola a Região. Na ocasião participaram 26 representantes de diversas entidades e instituições relacionadas com meio ambiente, agricultura e recursos hídricos. A reunião foi coordenada pelo responsável Defesa Civil Regional, Clodoaldo Ribas dos Santos e pelo Gerente Regional da Epagri, Daniel Uba. Inicialmente os representantes do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), Clóvis Roberto Levien Corrêa (Meteorologista) e Guilherme Xavier de Miranda Junior (Engenheiro Agrônomo) realizaram uma apresentação dos mapas da precipitação em SC e, posteriormente, do Planalto Norte. Trataram de questões como a distribuição espacial da chuva nos meses de janeiro a abril de 2020 e sobre a situação hidrológica no estado e em especial no Planalto Norte. Além de tratar dos níveis críticos dos rios para atendimento das necessidades hídricas do setor produtivo. O Meteorologista Clóvis relatou sobre a previsão para os próximos 5 e 15 dias, mostrando que não haverá chuvas significativas até o final do mês de abril para reverter o quadro de estiagem na Região.

Posteriormente o extensionista da Epagri Regional Canoinhas, e Secretário Executivo do Comitê, Donato João Noernberg, fez um relato de como a falta de chuva tem afetado nas atividades produtivas do meio dos diversos municípios atendidos pela Epagri. De um modo geral pode ser observado que a situação está bem crítica em diversas comunidades. Apresentou um relatório elaborado com informações de diversos extensionistas que atuam na área de abrangência.

Em seguida os técnicos do Comitês Canoinhas e Afluentes do Rio Negro e Timbó apresentaram um panorama da situação de abastecimento de água nos municípios de abrangência. De modo geral o abastecimento urbano segue normal, apesar do nível dos rios estarem muito baixos. Em alguns municípios, como é o caso Papanduva, a água começa a faltar em alguns horários do dia. Em Itaiópolis o fornecimento é interrompido das 21 as 5h.

Como encaminhamento ficou definido a realização de estudos mais aprofundados para acompanhar a situação e buscar alternativas efetivas, realizar uma campanha de conscientização para a população sobre o uso racional da água e a criação de um grupo no aplicativo do Whatsapp para monitorar e discutir sobre a situação. Essa foi a segunda reunião do GRAC durante esse período de estiagem.