Rio Canoinhas

Comitê Rio Canoinhas presente no Seminário sobre os problemas da extração do óleo e do gás de xisto no município de Papanduva Destaque

26/03/2019

Na noite do dia 18 de março representantes da diretoria e equipe técnica do Comitê Rio Canoinhas estiveram presentes no Seminário sobre os problemas causados pela extração do óleo e do gás de xisto e a Constitucionalidade da Lei Municipal de Papanduva. O evento contou com a presença de mais de mil pessoas que puderam ter melhor entendimento referente ao assunto e a gravidade das conseqüências caso a exploração seja concretizada.

O geólogo e professor da UFSC, Luiz Fernando Scheibe destacou vários exemplos de como é realizada essa extração, as camadas de solo afetadas, os locais onde essa extração já aconteceu e quais foram as consequências desse processo.

A presidente da Associação de Proteção da Bacia do Rio São João e da Bacia do Rio Papanduva (PRORIOS), Maria Lucia Wawrzyniak, em entrevista à página do facebook “Papanduva contra o Xisto” (https://www.facebook.com/naoaoxisto/) destaca que “A união mostra nossa força e nesta noite vimos o quanto nossa comunidade está preocupada com este tema. Também ficou claro que todos são contra e querem manifestar esse posicionamento como forma de impedir que a exploração chegue até nós”, destacou. O evento contou com a presença de autoridades locais e regionais, além de pesquisadores que repassaram informações sobre o impacto da atividade no cotidiano das pessoas, da mutação do cenário ambiental, até os problemas de saúde que comprovadamente se acumulam nas regiões onde o xisto é explorado.

Este momento de união da comunidade, segundo ela, também reforça o movimento contrário à exploração, dando a ele maior representatividade. “A nossa organização nasceu pequena e, aos poucos, envolveu toda a comunidade e também as cidades vizinhas que sofrerão o mesmo impacto. A partir de agora, vamos reforçar as ações e continuar lutando para que fiquemos longe da exploração do xisto”,

COMO POSSO AJUDAR?

Qualquer pessoa pode se tornar um voluntário desta causa, ajudando na conscientização e difundindo os objetivos da Associação. Também pode participar efetivamente do movimento assinando o abaixo-assinado que pede a proibição da exploração do xisto ou, ainda, divulgando o movimento através do uso de adesivos.

Fonte: Equipe Comitê Rio Canoinhas