Rio Canoas

Webinário expõe ações exitosas contra escassez hídrica em Santa Catarina Destaque

01/10/2021

Na última segunda-feira (27/09), a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema) de Santa Catarina, integrada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) realizou um Webinário sobre experiências de ação e combate à escassez hídrica no estado.

Na ocasião, cinco Comitês abordaram ações exitosas no combate à crise hídrica, enfrentada por SC desde 2019. O evento iniciou com o projeto "Olho na água", do Comitê Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu. Nele, foi abordado sobre a escassez hídrica no Extremo Oeste e como o projeto atua na produção de fontes de água e cisternas em propriedades rurais.

Posteriormente, o Comitê Chapecó e Irani abordou ações da Câmara Técnica de Crise Hídrica, a partir da situação de escassez. Após isso, os Comitês Araranguá e Urussanga, do Extremo Sul, falaram sobre as pactuações para as medidas de segurança hídrica na região. Finalizando, o Coordenador da Câmara Técnica de Mediação de Conflitos do Comitê do Rio do Peixe, Maurício Perazzoli abordou como o grupo lidou com a estiagem na região, a qual estava com índice pluviométrico abaixo da média.

Segundo o Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SEMA, Vinícius Tavares Constante, apesar de atuarem a bastante tempo, alguns Comitês não estavam acostumados a tratar sobre estiagem. “Com a escassez que vem ocorrendo desde 2019, quase todas as bacias começaram enfrentar esses problemas e os colegiados, que ainda não estavam acostumados a tratar do assunto, rapidamente se organizaram e criaram suas Câmaras Técnicas”.

O evento é parte do Plano de Capacitação Continuada em Recursos Hídricos de Santa Catarina (PCRHI-SC). De acordo com Constante, a ideia é que os webinários sejam semestrais. A intenção é criar mais um espaço de interlocução e diálogo entre os comitês e os atores das bacias hidrográficas do estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoas-Pelotas.