Rio Canoas

Última AGO do Comitê Canoas-Pelotas define ações para o próximo ano Destaque

08/12/2020

No dia 02 de dezembro o Comitê Canoas-Pelotas realizou a última Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020. Na ocasião, o colegiado definiu compromissos futuros, deliberou acerca de resoluções e observou o andamento de um projeto que surgiu em uma das Câmaras Técnicas (CT) do Comitê. Abaixo você confere um resumo da pauta do dia:

Próxima capacitação

O colegiado aprovou a realização de uma nova capacitação para os membros do Comitê, no dia 10 de fevereiro de 2021. A temática será “Cadastro de usuários de água e outorga de direito de uso de água”. A capacitação terá carga horária de quatro horas e vai contar com certificado para os concluintes.

Nova Câmara Técnica Institucional

Durante a AGO, os membros do Comitê Canoas-Pelotas aprovaram a resolução para criação da Câmara Técnica Institucional. Ela tem como base de atuação o assessoramento técnico do Comitê de Bacia Hidrográfica. Sua criação atende a Resolução nº 19, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de 2017, o qual estabelece diretrizes gerais para a instituição, organização e funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Além disso, foi definido que o regimento interno da Câmara seja criado e apresentado posteriormente.

Planejamento para 2021

A diretoria do Comitê reforçou a importância da participação dos membros no questionário “Avaliação das Ações do Comitê Canoas-Pelotas 2020 e Planejamento Início de 2021” (https://forms.gle/kWjPrErY1YtkSfaB8). Com as avaliações, a diretoria, juntamente com a Entidade Executiva APASC, poderá programar ações para o início do próximo ano e coletar informações para estruturar um planejamento estratégico, referente à 2021. Tal planejamento está programado para ser apresentado na próxima Assembleia do colegiado, prevista para 10 de março de 2021.

Projeto analisa efeitos da estiagem na RH 4

O último item na pauta da AGO foi a apresentação do “Projeto Escassez 2020”, o qual avalia o impacto da estiagem na Bacia do Rio Canoas e nos Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas. A intenção do projeto é medir a distribuição espacial das vazões mínimas nos cursos d’água das bacias, diante do cenário de estiagem enfrentado por todo o estado de Santa Catarina. A ação é coordenada pelo Professor Sílvio Luís Rafaeli Neto, docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A ideia para o estudo surgiu durante uma reunião da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Hidrológicos Críticos, do Comitê Canoas-Pelotas. Após isso, com apoio da Udesc, o projeto foi posto em prática, juntamente com recursos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento de Lages (SEMASA). O estudo encontra-se em seu estágio final e os resultados devem ser divulgados no início de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoas-Pelotas.