Rio Canoas

Projeto sobre serviços ecossistêmicos é apresentado em reunião de Câmara Técnica do Comitê Canoas-Pelotas Destaque

22/09/2020

A última reunião da Câmara Técnica Institucional do Comitê Canoas-Pelotas contou com a apresentação de um projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Campus Curitibanos) sob o nome “Monitoramento de serviços ecossistêmicos de recursos hídricos em bacias hidrográficas endorréicas”. O evento ocorreu na última segunda-feira (21/09) e contou com a fala do professor e Geógrafo da UFSC, Eduardo Martins, sobre os detalhes do projeto que será submetido ao Edital de Chamada Pública da Fapesc, Nº 12/2020.

A ideia do projeto é que criar uma estrutura de monitoramento dos serviços ecossistêmicos na Bacia do Rio Marombas, até a confluência com o Rio Correntes. Para isso, a equipe composta por geógrafos, biólogos e químicos realizará a caracterização da bacia, com informações sobre geologia, geomorfologia e topografia. Depois disso, o programa planeja uma modelagem conceitual, para entender como a bacia funciona. “Uma vez entendido o funcionamento, vamos criar uma matriz de serviços ecossistêmicos, onde identificaremos categorias e tipos de serviços beneficiários; quem são os atores principais e as principais ações que se fazem sobre esses serviços ecossistêmicos”, destaca Martins.

Os serviços ecossistêmicos se caracterizam como os benefícios que a população obtêm da natureza direta ou indiretamente, por meio dos ecossistemas. Eles são divididos em quatro tipos: o de provisão - como alimentos, energia e água; regulação - como a regulação climática; serviços de suporte - formação do solo e produção de oxigênio; serviços culturais – os de lazer, espiritual, educacional e outros benefícios não materiais. “Vários autores expõem que quando trabalhamos com os benefícios da natureza, consegue-se criar uma linguagem mais facilitada por vários atores. Como a água é um recurso multiusuário, é importante que se crie um certo diálogo mais facilitado entre os atores”, ressalta o professor.

“Acreditamos que há uma grande aderência com aquilo que o comitê pretende e precisa fazer do ponto de vista de gestão de recursos hídricos, e nós imaginamos que esse trabalho pode contribuir com isso”, observa o representante da UFSC no Comitê Canoas-Pelotas, Joni Stolberg, sobre a apresentação do projeto, durante a reunião da Câmara Técnica. Segundo a Presidente do Comitê, Brenda Ferreira Alves, esses dados darão embasamento para planos e ações no comitê.

Está previsto para o começo de 2021 a avaliação para aprovação do projeto, pela Fapesc.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoas-Pelotas.