Rio Canoas

Reunião do Comitê Canoas no Município de Otacílio Costa

06/06/2012
Na última segunda-feira (04/06), a consultora do Comitê Canoas realizou uma reunião informativa na câmara de vereadores de Otacílio Costa com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Participaram representantes das seguintes instituições e empresas: CASAN, KLABIN, Corpo de Bombeiros, ONG Gralha Azul, Secretaria de Educação, Escola Elza Deek e Epagri.
A exposição foi feita pela consultora do Comitê Canoas, Tatiana Arruda Correia e teve como objetivo apresentar temas relacionados à gestão de recursos hídricos como o cadastro de usuários de água (que é um instrumento de gestão previsto pela Lei 9.433/97), também foi apresentado de que forma está constituído o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e sobre o apoio que o Comitê está recebendo através do Programa SC Rural para realizar suas atividades e aplicar os instrumentos de gestão previstos na “Lei das Águas”.

Durante a reunião os participantes puderam tirar dúvidas e também contribuir relatando sobre a situação dos rios do município. “Temos interesse em participar da implementação de um plano de ações voltado à preservação e à recuperação dos nossos rios, bem como nas atividades realizadas pelo Comitê” ressaltou o senhor Lourival Paulo, presidente da ONG Gralha Azul.

É dessa forma que o Comitê quer tornar o processo mais democrático e participativo, com a contribuição dos municípios para inserir as demandas/problemas do nível municipal nas discussões para serem resolvidos no nível de bacia hidrográfica.

A próxima reunião será realizada em Campos Novos envolvendo representantes de instituições dos municípios que fazem parte da AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina) e pertencentes a bacia hidrográfica do rio Canoas.