Rio Canoas

REUNIÃO SOBRE O PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA COM REPRESENTANTES DA DIRETORIA DE BIODIVERSIDADE E CLIMA DA SDE Destaque

05/02/2020

Na última quarta-feira (05), estiverem reunidos na sede do comitê Canoas-Pelotas representantes da Diretoria de Biodiversidade e Clima da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE, da Casan (Gerência Regional de Curitibanos), da Epagri (Gerencia Regional de Videira), da UFSC (Campus Curitibanos) e diretoria do Comitê Canoas-Pelotas para conhecer com mais detalhes sobre o Programa Produtor de Água.

Conforme relatou o técnico da SDE, Robson Cunha, o Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) é uma ação conjunta com a SDE que visa estabelecer uma cooperação mútua com foco em desenvolver instrumentos para garantir a conservação dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas do Estado de Santa Catarina, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Essas práticas envolvem a recuperação de áreas degradadas, a conservação dos remanescentes florestais nativos, o manejo adequado do solo e a conservação de estradas rurais. Os proprietários que voluntariamente adotarem as práticas de conservação definidas nos editais de convocação, serão recompensados com incentivos financeiros.

Durante a reunião foram apresentadas as etapas de toda a metodologia do Programa e várias dúvidas foram sendo esclarecidas pelos representantes da Diretoria de Biodiversidade e Clima da SDE.

O Programa Produtor de Água foi lançado pela Ana em 2001 e tem foco no estímulo à política de pagamento por serviços ambientais voltados a proteção hídrica no Brasil.

A reunião foi articulada pelos técnicos da Casan (Gerência Regional de Curitibanos) e foi encerrada às 17h.