Rio Canoas

O diretor do SAMAE de Campos Novos, Alexandre Kunen, assinou a ordem de serviço para aumentar a capacidade do reservatório de água do município em 1,5 milhões de litros Destaque

06/01/2020
O diretor do SAMAE de Campos Novos, Alexandre Kunen, assinou a ordem de serviço para aumentar a capacidade do reservatório de água do município em 1,5 milhões de litros Foto: Acervo SAMAE

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) é uma autarquia municipal, foi criada em 1966 no Município de Campos Novos para implantar, operar e manter os sistemas de abastecimento público de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário.

O município de Campos Novos possui aproximadamente 79% da sua área inserida na bacia do rio Canoas. Está localizado na microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina e possui uma população de 36.244 habitantes (IBGE/2019).

A captação de água bruta para abastecimento da sede do Município é feita no Lageado Restingão, afluente do rio Canoas e fornece aproximadamente 70 l/s para Estação de Tratamento de Água.

A reservação de água tratada atualmente conta com uma capacidade efetiva de 2 milhões de litros e contará com a ampliação de 1,5 milhões de litros, garantindo uma maior disponibilidade de água para a comunidade Camponovense.  De acordo com o Sr. Alexandre Kunen, diretor do Samae, para essa obra serão investidos em torno de 1 milhão de reais com recursos próprios da autarquia.

São atendidos aproximadamente 9.800 usuários (ligações de água) na sede do Município, 100% da população urbana, e 900 usuários em algumas localidades rurais, estes devidamente equipados com hidrômetros para quantificação de consumo mensal de água.

A Autarquia conta também com uma infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto sanitário que compreende rede de esgotamento, estações elevatórias e Estações de Tratamento que, juntos, proporcionam a 80% da população coleta e tratamento adequado de esgoto sanitário.

As Estações de Tratamento de Esgoto do bairro Aparecida e do loteamento Valparaiso, utilizam processos de tratamento anaeróbio, seguidos de polimento em unidades de wetlands. No bairro Boa Vista localiza-se uma Estação de Tratamento que utiliza processos anaeróbios de depuração e no bairro Senhor Bom Jesus uma Estação cuja concepção é composta por reator anaeróbio de manta de lodo seguido de lagoas aeradas de estabilização.

A quinta Estação de Tratamento é uma das maiores em termos de vazão tratada localiza-se às margens da rodovia BR 470 e promove o tratamento de esgoto por meio da técnica de lagoas de estabilização anaeróbias e facultativa. Em colaboração com o sistema de esgoto possui ainda 4 estações elevatórias, cuja finalidade é bombear o efluente de regiões de cota mais baixa para pontos elevados da rede, a partir de onde segue por gravidade até as estações de tratamento.

Texto: Apasc/Samae