Rio Canoas

Representantes do Comitê Canoas participam do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) Destaque

20/10/2019

Inicia nesta segunda - feira (21) o XXI Encob, várias oficinas e mini-cursos serão realizados ao longo do dia: Implementação da Cobrança pelo uso de recursos Hídricos; Estratégias e Ferramentas para Apoio a Implementação de Planos; O Papel da Educação Ambiental e da Capacitação na Gestão de Recursos Hídricos; Sustentabilidade na Administração Publica; Prevenção e Controle e Análise de Risco de Processos de Erosão Hídrica e Deslizamento / Escorregamento. E na noite de segunda será realizado o cerimonial de abertura.

Ao estruturar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, tal como é, com diversos entes, coube aos Comitês de Bacias Hidrográficas a extremidade desta estrutura, onde materializa as orientações da Política Nacional de Recursos Hídricos, como a descentralização, integração e participação. É por meio dos comitês de bacias que o Estado Brasileiro se aproxima dos usuários e é como os cidadãos se aproximam do Estado numa relação de negociação para melhor gerenciar e diminuir os conflitos sobre os recursos hídricos locais. Portanto, é neste espaço que se discute os anseios e desejos locais sobre os usos dos recursos hídricos.

O Encob possibilita que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a indicar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos, sendo um dos principais objetivos desse grande encontro.

O Encob oferecerá vasta programação durante toda a semana, incluindo visitas técnicas; reunião do Fórum de Comitês de Bacia Hidrográfica de Santa Catarina - FCCBH na terça-feira (22) às 9:00; e a Assembleia do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas na quinta-feira (24) das 16:30 até 19:00. O encerramento do XXI Encob será na sexta - feira (25) com uma sessão de apresentação de trabalhos.

O Comitê Canoas será representado pelo presidente, João Maria Teles (Alcat), pelo vice-presidente Alexandre Kunen (Samae), pelo secretário executivo Roberto Soncini (Acea) e pelo Sr. Altamir Boff (Samae).