Rio Canoas

Relato participação Reunião do Colegiado Coordenador do FNCBH

20/10/2017

Como representante do Fórum Catarinense de Comitês de Bacia Hidrográfica no FNCBH atendendo convocação para participar da Reunião do Colegiado Coordenador, que foi realizada espaço AMA – Orquidário Municipal, na Área Verde 402 Sul, Avenida Teotônio Segurado com a Avenida LO-09, Palmas, TO, nos dias 04 e 05 de julho de 2017, para deliberar da pauta: Pauta do dia; 2. Atas das reuniões anteriores – Aracaju, Brasília, Natal e Cuiabá; 3. Informes da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins Luz imeire Carreira; 4. Apresentação da Situação da Política Estadual de Recursos Hídricos, do Conselho Estadual e Fundo de Recursos Hídricos do Tocantins; 5. Apresentação sobre a situação do município de Palmas sobre Recursos Hídricos e desenvolvimento; 6. Informes da Comissão Local do XIX Encob - 2017 – Aracaju/SE; 7. Programação XIX Encob - 2017 – Aracaju/SE; 8. 8º Fórum Mundial da Água; 9. Grupo de Trabalho Projetos de Lei; 10. Informes sobre o CNRH; 11. Gestão de conflitos de Recursos Hídricos; 12. Assuntos Gerais. O coordenador Luiz iniciou a reunião colocando em discussão a inversão de pauta visando  dar celeridade nas discussões e apresentações. Em seguida passou a palavra ao secretário de Meio Ambiente de Palmas

O diretor Bruno iniciou a apresentação fazendo uma introdução da proposta do estado para a realização do XX ENCOB 2018. Relatou que o evento terá a coordenação do estado, mas que a realização será efetuada pela fundação ENA e que inclusive já foram repassados recursos para as ações iniciais. Que o espaço onde será realizado o evento também já foi reservado, mas que precisa de um da confirmação da data. Bruno solicita o apoio do Colegiado Coordenador para que a data seja alterada para o mês de agosto 2018, o que facilitará a liberação por parte do estado. Em seguida Bruno apresentou a Engª Daniela e a técnica Marília, ambas da Fundação ENA para a apresentação da proposta do estado. Foram apresentado o mesmo material que foi exibido no Fórum Catarinense de Comitês de Bacia. Após alguns questionamentos sobre as logos e o tema o Colegiado Coordenador votou pelo tema “ O FUTURO DA ÁGUA E OS COMITES DE BACIA”. Quanto a logo foi escolhida a mesma proposta escolhida pelo fórum catarinense. Também foi aprovado a alteração da data. Quanto aos demais itens da programação o Colegiado Coordenador irá trabalhar em conjunto com o Fórum Catarinense de Comitês de Bacia e o estado de SC na formulação.

No item grupos de trabalhos ocorreu a manifestação e também foram revisados os grupos de trabalhos de apoio ao ENCOB. O Forum Catarinense está representado nos grupos de Projetos de Lei com a colega Patrice Balzan e no grupo de moções com João Maria Teles. O grupo de trabalho que trabalhará o processo eleitoral encaminhará documentação aos membros para as contribuições até o prazo de 05 de agosto. A comissão científica expõe a necessidade da definição do padrão das apresentações. A Comissão de moções apresentou a proposta do edital. Foi colocado em discussão e foi aprovado por unanimidade. O grupo de apoio aos Comitês foi sugerido que  seja integrado por um maior numero de membros, pois é um dos grupo que terá maior demanda de atividades no evento.

Affonso convida para a participação no Seminário Governança das Águas, que acontecerá no dia 11 de agosto na UERJ.

A equipe que está tratando da realização do XIX ENCOB relata que o governo do estado ainda não conseguiu a liberação dos recursos para o evento, mas que deverá ser confirmado nas próximas horas.

Falou da importância da participação dos membros dos comitês acessarem a página do Fórum Mundial e contribuírem.  WWW.wordwaterforum.org

Foram definidos os locais para a realização das próximas reuniões do Colegiado Coordenador, sendo a próxima nos dias 22 e 23 de agosto, em Aracaju-SE e na seqüência nos dias 25 e 26 de setembro em São Luiz – MA e 16 e 17 de outubro Aracaju-SE.

A programação do XIX ENCOB foi apresentada ao Colegiado Coordenador e foram apresentadas algumas sugestões de alterações que foram discutidas e após aprovadas pelo colegiado. Será encaminhada a versão final aos membros.