Rio Canoas

REUNIÃO INTEGRAÇÃO BACIA DO RIO PELOTAS Destaque

19/05/2017

REUNIÃO DOS ATORES DA BACIA RIO PELOTAS

Neste dia 10 de maio, ás 15h00 aconteceu no auditório da Agencia de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, reunião dos atores formadores da bacia do Rio Pelotas, com membros da diretoria do Comitê Rio Canoas e representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, buscando o trato da gestão desta importante bacia. Outras reuniões já haviam acontecido tratando da proposta de integração da bacia do Rio Pelotas ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas.

O presidente do Comitê Canoas iniciou a reunião dando as boa vindas aos participantes e de imediato passando a palavra ao Técnico Nazaro Vieira Lima, representante da Epagri que fala das duvidas que ficaram nas últimas reuniões. O presidente do Canoas falou que diante destas dúvidas foi provocada essa reunião com os técnicos da SDS. César Seibet e Tiago Zanatta, passaram a fazer a apresentação do processo de gestão de Recursos hídricos no país e no estado. Falou-se da proposta do estado na integração desta bacia ao Comitê Canoas, uma vez que atualmente esta área está descoberta na gestão hídrica. Que o estado está na elaboração do PERH e que outras áreas do estado que encontravam-se descoberta passaram a integrar outros comitês e que seria importante que a bacia do Pelotas seguisse o mesmo procedimento. Outra alternativa seria a formação de um novo comitê, no entanto diante das barreiras e dificuldades impostas por tratar-se de um rio que faz divisa com outro estado, dependeria diretamente da ANA. Após as discussões, houve a manifestação de interesse pela plenária e foram assinados termos pelos representantes das entidades. Também Cesar falou do procedimento de encaminhamento para a oficialização desta proposta, que deverá após o consentimento dos atores, da mobilização sociedade, poder publico e usuários, deverá ser submetido a aprovação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado. Foi retificado a comissão que já havia sido indicada para o processo de integração, ficando assim composta: Mauro Souza (ADR-SJ), Luiz Carlos Amaral (CASAN-SJ), Maria Regina Ribeiro (EPAGRI-SJ), João Paulo Sá (CASAN-SJ),  Maicon Luiz de Souza (SECRETARIA DA AGRICULTURA DE BOM JARDIM DA SERRA), Sandrigo Pereira Campos (Prefeitura Municipal de SJ).

O presidente do Comitê Canoas, sugere que seja efetuado todo esse processo de discussão/mobilização na bacia até o final de junho e que no mês de julho seja encaminhada a Assembleia Geral Extraordinária do Comitê Canoas a solicitação de aprovação da integração. Foi sugerido a data para a assembleia no dia 06 de julho de 2017, no período da tarde no município de Lages. Estiveram presentes nesta reunião João Maria Teles de Souza (Presidente do CBH Rio Canoas), Cesar Seibt (Técnico da DRHI/SDS), Tiago Zanatta (Técnico da DRHI/SDS), José Heitor Maciel (Membro da Comissão Consultiva do CBH Rio Canoas), Djalma Santos Nilles (Membro da Comissão Consultiva do CBH Rio Canoas), Mauro Souza (ADR-SJ), Luiz Carlos Amaral (CASAN-SJ), Maria Regina Ribeiro (EPAGRI-SJ), João Paulo Sá (CASAN-SJ), Maicon Luiz de Souza (SECRETARIA DA AGRICULTURA DE BOM JARDIM DA SERRA), Sandrigo Pereira Campos (Prefeitura Municipal de SJ), José Tadeu de Souza (Presidente Rotary), Carlos Magno de Almeida (extensionista da Epagri), Simone Nunes (Câmara Municipal de Vereadores – SJ), Taciane Krissian (Unitagri/Sintraf), Renato dos Santos (Sintral), Maria Lucia Machado (Secretaria de Turismo SJ), Luiz Gonzaga Ribeiro Junior (Sanjo), Elenise Melo Nunes (ADR/SJ), Evandro José Nascimento (Cooperativa Frutos de Ouro), Antonio Dalton Nunes Silveira (Funcionário Publico Municipal), Josemar Fernando Damalino (Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra), Mauricio José Montibellar (Secretário de Turismos – SJ), Luiz Carlos Fernandes (Vereador Presidente da Câmara Municipal de SJ), Ingrid A. Rosa (ADR/SJ).