Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

GESTÃO DA ÁGUA É TEMA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Destaque

02/03/2018

Cerca de 50 professores da rede de educação infantil de Balneário Camboriú participaram de uma capacitação nessa quinta-feira (01/03), no Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira, em Balneário Camboriú. O evento foi promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú em parceria com a SEMAM - Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, através do Programa de Educação Ambiental Terra Limpa.

A bióloga Aline Luiza Tomazi, explicou que o consumo médio de água no Brasil é de 187 litros diários por pessoa. Porém a Organização Mundial da Saúde recomenda que 50 litros diários de água são suficientes para o bem-estar humano. Por isso, a importância da preservação da água por meio da manutenção das matas ciliares e do destino correto do lixo. “Dados indicam que 75% da superfície terrestre é coberta de água, o problema é que em sua grande maioria essa água é salgada. A água doce existente está em forma de geleiras, portanto, apenas 1% dessa água está disponível em rios e cachoeiras,” explicou Aline.

Os professores também conheceram parâmetros para analisar a qualidade da água dos rios, entre eles observar as características do fundo do rio, se há sedimentos, a ocupação das margens, se existe erosão e assoreamento, se há presença de lixo, condições do canal, se existe esgoto ou óleo, analisar a presença de plantas aquáticas, de animais no entorno e se há odor.

Durante a capacitação também foram apresentadas as ações realizadas pelo Comitê Rio Camboriú, entre elas o Plano de Recursos Hídricos, o Projeto Produtor de Água, as atividades de educação ambiental, como cursos, oficinas, capacitações, as assembleias mensais, os eventos técnicos como o Simpósio da Bacia Hidrográfica e a implantação do Parque Inundável Multiuso. “Nossa bacia tem 199 quilômetros de área, trechos inteiramente intocados em Camboriú e regiões altamente popularizadas em Balneário Camboriú. E o desafio é pensar em políticas públicas que assegurem a qualidade e a quantidade de água suficientes para as próximas gerações”, enfatizou Fernando Assanti, assessor ambiental do Comitê Rio Camboriú.

Ao final da capacitação foi lançado o desafio para os professores criarem em sala de aula com os alunos um trabalho relacionado ao tema água para ser apresentado no Simpósio Técnico, que será realizado em abril.

Por Rokelly Pierozan, jornalista