Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

COMITÊS DE BACIAS PARTICIPAM DO XIX ENCOB EM ARACAJU Destaque

01/11/2017

Representantes dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Camboriú, Cubatão, Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas estarão presentes no XIX ENCOB - Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que vai acontecer de 7 a 10 de novembro de 2017, na cidade de Aracaju/SE. O tema central do evento, que deve reunir aproximadamente 800 pessoas ligadas a comitês de bacias hidrográficas, poder público, usuários, ONGs, universidades, municípios e interessados no tema água, é “Os Comitês de Bacia no fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos”.

Um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

Para isso, serão realizados cursos e oficinas sobre gestão eficiente da água na irrigação, planejamento de capacitação para Comitês de Bacias baseado no modelo de competências, aspectos gerais sobre enquadramento, outorga, plano de bacia e sistema de informação. Também faz parte da programação mesas de diálogo sobre avanços e desafios na gestão e regulação dos recursos hídricos, mudanças climáticas e convivência sustentável com a escassez hídrica.

Estarão presentes no ENCOB Sandra Helena Tiezerini (presidente ACAT), Liara Rotta Padilha Schetinger e Luiz Henrique Gevaerd (membros Comitê Rio Camboriú), Morgana Eltz (secretária executiva Comitê Cubatão), Rosa Maria Londero da Silva Rupp (membro Comitê Cubatão), Adalto Gomes (presidente Comitê Tijucas Biguaçu), José Leal Silva Junior (secretário executivo Comitê Tijucas Biguaçu) e Suzana Beatriz Festa (membro Comitê Tijucas Biguaçu).

Por Rokelly Pierozan, jornalista