Rio Araranguá

Aguar planeja capacitações com a temática da segurança hídrica Destaque

17/01/2022

As técnicas da Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR), Michele Pereira da Silva e Rose Maria Adami, estiveram reunidas durante o mês de janeiro para organização e planejamento das capacitações em segurança hídrica, que devem acontecer no decorrer dos meses de fevereiro e março, nos formatos presencial e webconferência, envolvendo os setores da administração pública, do setor agropecuário, da indústria e de abastecimento de água e esgoto.

A Aguar, entidade que presta apoio administrativo, técnico, logístico e operacionalmente aos Comitês das Bacias dos Rios Urussanga, Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, pretende debater o tema por outras perspectivas, ou seja, em forma de evento chamado “Gestão de Recursos e Hídricos e a Segurança Hídrica”. O evento será dividido em cinco capacitações, compostas de uma capacitação presencial, uma no formato hídrido (presencial e por webconferência) e quatro webconferências, voltadas às prefeituras e fundações de meio ambiente; às agências reguladoras, concessionárias e empresas de abastecimento de água e esgoto; à agricultura e pecuária; e ao setor industrial.

Para fechar o evento, próxima da data alusiva ao Dia Mundial da Água, ocorrerá o 5º “Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense”, também por videoconferência, que este ano tratará sobre “Os Desafios da Gestão de Recursos Hídricos Frente à possível Implantação do Projeto de Lei nº 4.546/2021”, que propõe uma Política Nacional de Infraestrutura Hídrica, com vistas à organização da exploração e a prestação dos serviços hídricos no Brasil.