Rio Araranguá

Para as crianças, ensinamentos sobre a importância de preservar Destaque

06/05/2019

Turmas da Escola Municipal Professora Jaira Vieira Borges, em Balneário Arroio do Silva, receberam palestras do Comitê Araranguá

Levar às crianças, no âmbito escolar, ensinamentos sobre a importância de preservação dos recursos naturais, com foco na economia de água e no devido cuidado com a destinação correta do lixo. Em linhas gerais, esse foi o objetivo de palestras proferidas pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, aos estudantes de duas turmas da Escola Municipal Professora Jaira Vieira Borges, em Balneário Arroio do Silva.

Para o presidente do Comitê Araranguá, Luiz Leme, é de muito relevante manter contato com as crianças que, diferentemente dos adultos que já estão dentro do processo, precisam e podem ser melhor instruídas quanto à forma correta de viver em harmonia com a natureza. “Os pequenos têm bastante vontade de aprender, gostam de conversar e trocar experiências. É gratificante trabalhar com eles e, em diversos casos, acabamos aprendendo mais do que ensinamos. No caso desta semana, percebemos que os alunos captaram o recado sobre a necessidade de economizar agua, preservar e cuidar do lixo”, completa Leme.

As palestras fazem parte de um projeto criado pela Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva, após solicitação do Ministério Público, para tentar mudar uma realidade de inúmeras denúncias de queimadas, descartes incorretos de lixo e crimes ambientais que vinham sendo registrados na localidade de Praia da Caçamba.

“Foi uma medida imposta para atuarmos na conscientização e reabilitação da comunidade sobre a importância do meio ambiente. Por meio dessas palestras, queremos promover um melhoramento da área e, para tanto, o papel do Comitê é de extrema importância, uma vez que conhecemos o histórico do Rio Araranguá e da poluição que ele sofreu”, explica a secretária de Turismo, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura de Balneário Arroio do Silva, Helen Becker.

Plano de Bacias saindo do papel

A ideia de se trabalhar educação ambiental, de acordo com a assessora técnica e engenheira ambiental Michele Pereira da Silva, faz parte de uma das ações do Plano de Bacias do Comitê Araranguá, voltada para a integração das atividades com os sistemas de educação.

“O Comitê reconhece a importância da educação ambiental e do envolvimento da sociedade no processo de gestão. Precisamos estabelecer e fomentar cada vez mais esse tipo de construção do saber, bem como a consciência sobre preservação, já que as crianças serão os gestores dos nossos recursos naturais no futuro”, ressalta.

Na oportunidade, além de uma apresentação sobre as funções e trabalho do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, foram entregues materiais educativos aos alunos.

O aprendizado colhido na prática

Em paralelo às palestras, a Escola Municipal Professora Jaira Vieira Borges também desenvolveu uma horta, com 16 canteiros, para exemplificar aos estudantes, na prática, como deve ser o cuidado com aquele determinado ambiente da natureza.

Segundo o diretor de Agricultura e Pesca de Balneário Arroio do Silva, Guilherme Pereira de Oliveira, a ação também visa conscientizar os pequenos a respeito do plantio sem agrotóxicos e da importância de comer alimentos mais saudáveis. “Criando a consciência de que a natureza é algo que precisa ser preservado e de que a agua é o bem mais precioso que temos no mundo”, finaliza.

• Fonte: Francine Ferreira
Inscrever