Rio Araranguá

Comitê Araranguá assina moção de apoio pela Lagoa do Caverá

06/08/2014
Casa cheia na Assembleia Ordinária promovida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá nesta quinta-feira, 7, na sede do CETRAR/EPAGRI, quando os representantes das 45 entidades que integram o parlamento das águas atenderam a convocação do presidente, Davide Tomazi Tomaz. Destaque para a presença do prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, que representou a AMREC. Na oportunidade, o Comitê Araranguá mostrou apoio à moção em prol da Lagoa do Caverá. Continue lendo...

Na oportunidade, o Comitê Araranguá mostrou apoio à moção em prol da Lagoa do Caverá, que vem desaparecendo ao longo dos anos por efeito natural, mas de maneira acelerada nos últimos tempos, por fatores humanos. A união das entidades regionais e da comunidade ribeirinha é conquistar a construção de uma barragem de contenção.

A Lagoa abrange os municípios de Araranguá, Sombrio, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva. Sua diminuição, além de trazer prejuízos ambientais, causa transtornos para os moradores da região, que dependem da produção agrícola. No encontro, foram ouvidos o clamor de alguns moradores.

Ainda na pauta da Assembleia, apresentação da situação atual do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá pela equipe da Profill Engenharia e Ambiente. O técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Thales Pires Ribeiro disse que o Estado está acompanhando de perto o trabalho da empresa contratada para que o Plano atenda as exigências da bacia, tornando-se completamente utilizável após a finalização dos estudos.

Outro tema foi abordado pelo professor Daniel Silva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentando experiências internacionais sobre a Gestão de Recursos Hídricos e o que pode ser colocado em prática na bacia, que lembrou que a educação ambiental é o princípio para a preservação dos recursos naturais.