Rio Araranguá

Imprensa colabora no processo de mobilização e participação social

11/02/2014
Na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, na sede do Cetrar/Epagri em Araranguá, a imprensa prestigiou o lançamento oficial dos trabalhos do Plano, sendo recebida pelo diretor da DRHI/SDS - Diretoria de Recursos Hídricos, Edison Pereira de Lima, pelo presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Davide Tomazi Tomaz e pelo diretor da Profill Engenharia e Ambiente Ltda, Carlos Bortoli.
Está aberta a temporada de participação da sociedade na elaboração do Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

O Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá vai orientar a gestão das águas nos 16 municípios da bacia. O conjunto de diretrizes, metas e programas que integram o Plano serão constituídos com um amplo processo de mobilização e participação social.

Nesta fase, a imprensa exerce papel fundamental a fim de divulgar e mobilizar o público-alvo, já que o instrumento precisa ser pactuado entre o Poder Público, o setor usuário (os que se utilizam da água para fins econômicos e para o abastecimento) e a sociedade civil.

O plano de recursos hídricos, financiado pelo Banco Mundial, é o instrumento de planejamento onde se determina como conservar, recuperar e utilizar os recursos hídricos a partir de orientação, diretrizes, ações e atividades, explicitando algumas normas e regras de usos da água, definindo os objetivos para o futuro das águas da bacia e para o desenvolvimento da região.