Imprimir esta página

Região Hidrográfica

A Região Hidrográfica do Sul Catarinense (RH9) está localizada entre as coordenadas 27,736° Sul 48,629° Oeste e 28,698° Sul 49,568° Oeste, abrangendo a área de duas bacias hidrográficas do Estado de Santa Catarina, a Bacia Hidrográfica do Rio D’Una e a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, além de bacias contíguas com sistemas de drenagem independentes e o Complexo Lagunar Sul Catarinense.

A RH9 possui uma área aproximada de 5.947 km² e um perímetro de 618 km, e engloba 26 municípios catarinenses, inseridos total ou parcialmente na região hidrográfica, distribuídos em cinco sub-bacias.

O Rio Tubarão é o mais importante da RH9, possuindo cerca de 120 km de extensão. Suas nascentes estão localizadas na encosta da Serra Geral, tendo como principais formadores os rios Rocinha e Bonito. Seus principais afluentes pela margem esquerda são os rios Laranjeiras, Braço do Norte e Capivari. Pela margem direita os principais afluentes são os rios Palmeiras e das Pedras Grandes/Azambuja. A foz do Rio Tubarão está localizada no município de Laguna, desembocando na Lagoa de Santo Antônio, no Complexo Lagunar.

O Rio D’Una possui cerca de 60 km de extensão, tendo suas principais nascentes na região do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Paulo Lopes. Sua foz está localizada entre os municípios de Imaruí e Laguna, desembocando na Lagoa do Mirim.

Ainda com relação aos recursos hídricos superficiais da RH9 podemos destacar o Complexo Lagunar Sul Catarinense, formado por diversas lagoas, entre elas as principais que drenam o Rio Tubarão e o Rio D’Una: Lagoa do Mirim, Lagoa do Imaruí, Lagoa Santo Antônio e Lagoa Santa Marta, entre outras drenagens independentes.