Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do 

Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Região Hidrográfica

A Região Hidrográfica do Sul Catarinense (RH9) está localizada entre as coordenadas 27,736° Sul 48,629° Oeste e 28,698° Sul 49,568° Oeste, abrangendo a área de duas bacias hidrográficas do Estado de Santa Catarina, a Bacia Hidrográfica do Rio D’Una e a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, além de bacias contíguas com sistemas de drenagem independentes e o Complexo Lagunar Sul Catarinense. A RH9 possui uma área total de 5.947 km² e um perímetro de 618 km, englobando a área, total ou parcial, de 26 municípios catarinenses, sendo eles: Lauro Müller, Orleans, Bom Jardim da Serra, São Ludgero, Braço do Norte, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, São Bonifácio, São Martinho, Armazém, Gravatal, Capivari de Baixo, Tubarão, Pedras Grandes, Urussanga, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Paulo Lopes, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Pescaria Brava e Laguna.

O Rio Tubarão é o mais importante da RH9, possuindo cerca de 119 km de extensão. Suas nascentes estão localizadas na encosta da Serra Geral, tendo como principais formadores os rios Rocinha e Bonito. Seus principais afluentes pela margem esquerda são os rios Laranjeiras, Braço do Norte e Capivari. Pela margem direita os principais afluentes são os rios Palmeiras e das Pedras Grandes. A foz do Rio Tubarão está localizada no município de Laguna, desembocando na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, no Complexo Lagunar.

O Rio D’Una possui cerca de 60 km de extensão, tendo suas principais nascentes na região do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Sua foz está localizada entre os municípios de Imaruí e Laguna, também desembocando o Complexo Lagunar.

Ainda com relação aos recursos hídricos superficiais da RH9 podemos destacar o Complexo Lagunar Sul Catarinense, formado por diversas lagoas, entre elas as principais que drenam o Rio Tubarão e o Rio D’Una: lagoa do Mirim, Imaruí, Santo Antônio e Santa Marta, entre outras pequenas lagoas.

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00